domingo, novembro 06, 2011

Eles mandam muito bem...

(by Clau)


...As mais raras do mundo...

Em sua última edição, a "Record Collector" elaborou uma lista das capas de disco mais singulares e excepcionais do mundo e os Beatles aparecem cinco vezes entre as 'dez mais' da revista.
A capa alternativa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles, com fotografias de executivos no lugar dos músicos foi considerada a mais rara do mundo pela revista "Record Collector".
A capa, utilizada em uma edição limitada no Natal de 1967 para celebrar o sucesso do disco, lançado em junho daquele ano, está avaliada em 81,5 mil euros (cerca de R$ 194 mil).
Além da versão de "Sgt. Pepper's" que homenageava os executivos da Capitol - a gravadora do quarteto de Liverpool -, em segundo lugar aparece as dez primeiras cópias numeradas do disco conhecido como 'Álbum Branco', de 1968.

Em terceiro lugar estão duas capas criadas pelo artista americano Andy Warhol para os dois volumes do disco de lições de espanhol "Madrigal's Magic Key To Spanish", de 1953, e dos programas de rádio "The Nation's Nightmare", de 1951.
Em quarto lugar na lista da Record Collector, está a capa do disco "Introducing... The Beatles", lançado nos EUA em janeiro de 1964. Os Fab Four também aparecem na quinta posição com a coletânea "Jolly What! England's Greatest Recording Stars: The Beatles and Frank Ifield on Stage", lançado nos EUA em 1964.
Os Beatles também figuram no oitavo lugar com a capa original da edição americana de "Yesterday and Today" (1966), que foi retirada do mercado porque mostrava os músicos com bonecas desmembradas e pedaços de carne.
Ian Shirley, o autor da lista, disse que o que aumenta a cotação das capas para os colecionadores é "a boa conservação e seu número de série".


Nenhum comentário:

Postar um comentário