terça-feira, janeiro 05, 2010

Well, well, well...começar de novo...

(by Clau)

Caros 4vermaníacos,

...chega de pregui...

...depois de muitos tecos de panetones: de frutas, chocolate, leite condensado, mouse de limão, licor e frutas vermelhas...chegou a hora de queimar todas as calorias que a época, insiste, em nos deixar como um belo pacote de presente, amarrado com uma fita vermelha em volta da cintura.
Vamos agitar galera!!! Vamos exercitar o corpo e a mente.
E para começar o ano bem legal, vou fazer um post para aquele beatle que que era avesso aos holofotes da fama e por isso recebeu o apelido de “quiet beatle”. Durante a época em que fez parte da maior banda de todos os tempos, o guitarrista teve pouco espaço para mostrar o seu trabalho. No entanto, mesmo com o pouco espaço na banda, George Harrison conseguiu mostrar o seu talento através de belas canções e mostrou claramente à dupla de compositores do grupo que ele "não era fraco, não" e tinha totais condições de fazer sucesso nas paradas.
Eu ia fazer um top 10 ou 5 perólas de George, mas 10 é muito para um post e 5 é pouco, por isso resolvi fazer um top 7 perólas, escolhidas à dedo, mostrando algumas músicas do vasto e rico legado que George deixou aos fãs.
Confiram:

7. If I Needed Someone

George quebrou a regra musical ao introduzir no magnífico álbum Rubber Soul a cítara na música e criou dois grandes lados B dos Beatles. Um dos lados é a singela e serena If I Needed Someone. Com seu riff de guitarra influenciado pelos Byrds, a melodia da canção é muito agradável de seu ouvir e fica gravada por horas na cabeça.

6. Here comes de sun

Com o saco na lua de bancar o bom moço e ter de lidar com os problemas financeiros da Apple, sem contar ainda com a tensa relação com seus colegas de banda, George deu um perdido em mais um dia de trabalho na gravadora e foi passar um agradável dia na casa do amigo Eric Clapton. Durante a visita o guitarrista pegou um violão de Clapton emprestado e foi caminhar pelo jardim da casa. Na caminhada com o violão surgiu essa bela e otimista canção que enriqueceu ainda mais o repertório dos Beatles.

5. Taxman

Insandecido com o aumento do ônibus para R$2,70, o salário mínimo em R$510,00 e os pesados impostos que tinha que pagar, George compôs essa canção memorável para expressar a sua indignação contra o leão. A espirituosa letra junto com o pulsante andamento da música abre o genial disco Revolver; e é a primeira mostra, bem clara, de que o guitarrista estava no mesmo nível da dupla Lennon/McCartney.

4. For You Blue

Nesse delicioso e meloso blues em homenagem a sua então esposa, George detona na guitarra e arrasa no vocal e cria um dos melhores momentos do projeto que Get Back – viria a dar origem ao disco Let It Be. Foi uma pena os Beatles não terem tocado essa pérola em seu derradeiro show no telhado do escritório do grupo, a Apple.

3. Roll over Beethoven

George Harrison com seu vocal prá lá de animado e sua vigorosa guitarra conseguiu deixar esse clássico do Deus do Rock (Chuck Berry) ainda mais energético e poderoso do que ele já era. Roll over Beethoven foi um dos momentos de maior destaque do guitarrista nas turnês dos Beatles durante 63 e a metade 64.

2. While My Guitar Gently Weeps

As palavras gently weeps (gentilmente chora) lidas em um livro e a letra poética da canção retratam o tenso momento pelo qual os Fab passavam durante as gravações do Álbum Branco e conta com um belo solo de guitarra do "god of guitarr" Eric Clapton. A versão deste clássico que está no top 7 é a do disco Beatles Love que foi trilha do espetáculo Cirque du Soleil. Nessa versão o produtor ,George Martim, compôs um arranjo magnífico de orquestra em cima de uma intimista versão da música contando somente com George Harrison se acompanhando ao violão. O produtor Martim conseguiu a proeza de deixar essa versão mais fantástica do que ela já era.

1. Something

A segunda música dos Beatles que ganhou mais versões e, segundo "a Voz" Frank Sinatra, a maior canção de amor já escrita foi composta por George durante as sessões de gravação do Álbum Branco. A espetacular letra contando com um inspirado George na guitarra se tornou a música mais conhecida do guitarrista em sua época beatle e foi a primeira canção do mesmo a ser lançada como lado A de um single dos Fab. Essa foi a mostra definitiva de que George era um músico e compositor tão bom quanto, ou melhor, que John e Paul. A independência do quiet beatle começou aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário