sexta-feira, outubro 09, 2009

Tragédia Grega...

(by Clau)

...saudaso John Lennon...

John Lennon nasceu em 09 de outubro de 1940, sob as bençãos de Zeus e Hera. Mas foram os Beatles que o colocaram num pedestal de onde foi observado pelo resto do mundo - meros mortais, que viam em sua geniais composições uma prova concreta de que aquele garoto de Liverpool pertencia à estirpe dos titãs.
Se pertencia ou não ao Olímpo só o oráculo ou a persistência humana poderá um dia responder. O fato, no entanto, é que John era um deus travestido de anjo, que a cada toque de sua harpa encantava o planeta, descortinando aos homens sons nunca ouvidos antes. Até o nascimento do beatle, aquela odisséia musical era privilégio das divindades. Basta um olhar mais treinado e um pouco mais sensível, longe da imagem beatlemaníaca de John, para perceber em cada gesto glorioso ou atitude impensada, traços que caracterizam os deuses olímpicos. Um Lennon perspicaz, metódico, bravo guerreiro, idealista, obstinado à custa de muito sacríficio e sofrimento. A figura trágica, heróica e rebelde seria herança de Prometeu?
Em 1980 já era consenso entre os deuses que a trajetória do valente e volúvel músico chegara ao fim. As suas fantasias, dores, sonhos e ideais em forma de canções já haviam povoado a terra para todo o sempre. As divindades conseguiram provar aos homens que os deuses vão muito além das maravilhas da literatura. Aos 40 anos de idade, a missão de John Lennon estava cumprida, pois num ato de loucura um fã se incumbiu de fazer valer a assertiva de que "os eleitos dos deuses morrem jovens".

John grita sua dor em Yer Blues

Nenhum comentário:

Postar um comentário