sexta-feira, novembro 14, 2008

George Harrison

(by Clau)


George Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943 em Liverpool, Inglaterra. O pai, era motorista e mãe, era dona de casa. Tinha ainda dois irmãos e uma irmã .
Aos 11 anos George conheceu Paul McCartney. Harrison e McCartney estudavam na mesma escola e moravam no mesmo bairro.
George comprou sua primeira guitarra aos 12 anos e formou um grupo chamado The Rebels com seu irmão Peter e um amigo. Quando Paul descobriu que George tocava guitarra, convidou-o para ver a banda da qual ele fazia parte. Em 1958, Paul apresentou George a John Lennon que acabou o aceitando na banda Quarrymen, que se tornaria posteriormente The Beatles.
Harrison escreveu sua primeira canção em 1963, "Don't Bother Me", lançada no segundo álbum dos Beatles. Embora tenha escrito uma canção para o álbum Beatles for Sale, ela não foi usada.
Durante as filmagens de Help! em 1965, George começou a se interessar pela religião hindu.
A partir do álbum Revólver, de 1966, George começou a compor cada vez mais e com mais qualidade, chegando a competir no mesmo nível com Lennon e McCartney. Neste álbum ele lançou pela primeira vez três canções de sua autoria. Mas foi em 1968 que uma composição sua atingiria grande sucesso, a canção "While my Guitar Gently Weeps", incluída no álbum Branco. No álbum Abbey Road, George lançou duas composições próprias: "Something" e "Here Comes the Sun".
"Something" é considerada sua mais bela canção e foi regravada por Elvis Presley e Frank Sinatra.

Um comentário:

Danielle disse...

Não podemos esquecer da maravilhosa Cry For A Shadow! Só não lembro se ele compôs junto com o Paul ou com o John...
Essa música é incrível!

Postar um comentário